Dentre os métodos para encontrar raízes de uma equação utilizaremos o método de Newton-Raphson (NR). O método de NR é um método interativo recursivo, isto significa que um resultado depende do resultado anterior e assim sucessivamente. Na medida em que se encontra um resultado o método nos leva para uma raiz, assim a raiz que se deseja encontrar depende do chute inicial e do tipo da equação que se gostaria de estudar. O método NR é dado pela equação 4.1.1.
A representação gráfica pode ser dada pela figura 4.1.
Na figura podemos acompanhar os passos dados pelo método NR. Dado o valor de , temos , e e assim encontramos o valor de através da reta tangente que passa por . Em um segundo passo com o valore de encontraremos o valor de e por fim o valor da raiz dado por dentro de um critério de parada. É possível observar que cada passo o valor de se aproxima da raiz e como podemos observar o chute inicial (o primeiro valor de é muito importante para o sucesso de se encontra a raiz. Outro detalhe é que para o método de NR é necessário saber a derivada de , ou seja, no ponto de .
A derivada da equação pode ser encontrada basicamente de duas maneiras, uma delas é feita a mão, entende-se analiticamente e a outra forma numericamente. Muitas vezes a equação possui pontos de inflexão e acabam por não ser deriváveis em um ponto específico e até mesmo não sendo analíticas. No entanto um método numérico pode resolver alguns desses problemas, por exemplo o da derivada de um ponto de inflexão. Um desses métodos de derivação numérica em um ponto é o Método das Diferenças Finitas (MDF).
O método é simples e pode ser iniciado da seguinte forma: partindo da definição de derivada e assumindo que entre e podemos ter um segmento de reta definimos a derivada à direita de como:
assim a derivada à esquerda de é dada por:
As equações 4.1.2 e 4.1.3 para leva ao mesmo resultado, no entanto para finito elas levam para aproximações distintas. A forma centradas das equações 4.1.2 e 4.1.3 geralmente é mais utilizada, tem a forma da equação 4.1.4:
a forma acima é conhecida como MDF de primeira ordem. Pode ser utilizada também a MDF de segunda ordem como na equação 4.1.5.
Com a equação 4.1.1 temos o método de NR para encontrar as raízes de uma equação e com a equação 4.1.4 um método para encontrar a derivada de uma equação em um ponto desejado. Combinando as duas equações temos a forma final para encontrar raízes de uma equação totamlente numérica, dado pela equação 4.1.6.
Atividade: Iremos desenvolver um programa de forma mais genérica possível que encontre as raízes de uma equação utilizando o Método NR juntamente com o método MDF. Utilizaremos as equações:
Observações