Se assumirmos atrito do ar desprezível e ignorar a curva da Terra, uma bola que é lançada no ar a partir de qualquer ponto na superfície da Terra irá acompanhar uma trajetória parabólica. A altura da bola em qualquer tempo após ser lançada é dada pela equação abaixo,
em que é a altura inicial do objeto acima do solo, é a velocidade vertical inicial do objeto e é a aceleração devido à gravidade da Terra (utilizar ), prestar a atenção no sinal em função do referencial adotado. A distância horizontal (alcance) percorrida pela bola em função do tempo depois de lançada é dada pela equação abaixo
em que é a posição horizontal inicial da bola no chão e é a velocidade horizontal inicial da bola.
Se a bola é jogada com alguma velocidade inicial no ângulo de graus em relação à superfície da Terra, então os componentes iniciais horizontal e vertical da velocidade serão:
Suponha que a bola é lançada a partir da posição inicial (, ) com uma velocidade inicial em um ângulo inicial de graus. Elabore, escreva e teste um programa que irá determinar a distância horizontal que a bola atingirá a partir do momento em que foi lançada até tocar no chão novamente. O programa deve fazer este cálculo para todos os ângulos de a em intervalos de e escreva na tela o ângulo e o alcance atingido pela bola. Após este cálculo é possível fazer um gráfico do ângulo vs alcance, e assim determinar o ângulo que maximiza o alcance da bola.
Atenção: NÃO utilizar a fórmula pronta para calcular o alcance máximo, o seu programa deve calcular a trajetória parabólica para cada ângulo de lançamento e avaliar quando o objeto atinge o alcance máximo. Se um laço externo para a variação do ângulo e um laço interno para encontrar o alcance máximo a partir das equações dada acima. O código fonte deve conter comentários de tal forma que uma pessoa que não elaborou o código entenda o que foi feito, elaborar também o fluxograma.