Comando textbfread´´
Sintaxe:
é um comando de leitura que atribui um valor, no caso acima, à variável . A atribuição pode ser um número inteiro, real ou caracter. A variável deve estar previamente declarada no cabeçalho do programa. No caso do comando , a posição do primeiro asterisco indica de onde vem a atribuição, que poderia ser via teclado ou então via arquivo de dados. O asterisco significa atribuição à variável via teclado. A posição do segundo asterisco significa qual o formato, o asterisco nesta posição indica o formato livre. O significado do formato será visto mais adiante.
Por exemplo:
write(*,*) 'Digite um valor para o delta' read(*,*) delta write(*,*) 'O valor de delta digitado e',delta
suponha que as três linhas acima seja uma parte do seu programa, na execução aparecerá na tela do shell da seguinte maneira:
Digite um valor para o delta 0.5 (digitar um valor teclar enter) O valor de delta digitado e 0.500000000
Obs: neste exemplo a variável foi declarada como variável real de simples precisão.
Construa os programas a seguir:
Programa 1
Dada a equação , faça um programa que leia um valor de via teclado e imprima o valor de na tela.
Programa 2
Dada a equação , faça um programa que leia um valor inicial de e um valor final de via teclado. Com o comando de repetição/laço do calcule e imprima na tela o valor de para valores de iniciando em e terminando em , com o incremento de . Por exemplo e , o primeiro valor será , segundo valor será , o terceiro valor será , ..., o ante-penúltimo valor será , o penúltimo valor será e o último valor será .