Ficha da disciplina
Reflexões Sobre a Atuação no Espaço Escolar – Área de Física II
Código: | EADEDU014 | Grupo: | 6- Disciplinas de Estágio | Previsão de oferta: | 1º Sem. 2019 | |
---|
CHS: | 4 | Pré-requisito(s): |
EADEDU012 | Período de registro: | 18-06-2014 -- 25-06-2014 |
---|
|
Ementa |
O ensino de física no Ensino Médio – o que se ensina e como se ensina. Vivências, reflexões e possibilidades de construções dos conteúdos de física no ensino médio (regular e EJA). O trabalho docente. A sala de aula, os Parâmetros Curriculares para o ensino de física e o currículo de física na escola básica: atividades de ensino e tipos de abordagem. Elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa e intervenção pedagógica. Problematização do ensino de física a partir das vivências na escola onde o licenciando desenvolve as atividades de estágio supervisionado. |
Programa |
1.O currículo de física no ensino médio.
2. O ensino de física nas aulas de ciência: abordagens e concepções.
3. A sala de aula: organização dos espaços da sala de aula, organização dos espaços de aprendizagem.
4. Elaboração de projetos de pesquisa e intervenção pedagógica.
5. Desenvolvimento de projeto de ensino.
6. Elaboração de relatórios. |
Bibliografia básica
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica
Orientações Curriculares para o Ensino
Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. 1 ed. Brasília: Ministério da Educação: , 2006. v 2.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica
Parâmetros Curriculares
Nacionais: Ensino Médio. 1 ed. Brasília: Ministério da Educação: , 1999. v 1.
CARVALHO JR., G. D.
Aula de Física, do planejamento à avaliação. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011. v 1.
LAHERA, J.; FORTEZA, A.
Ciências Físicas nos Ensinos Fundamental e Médio. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 2006. v 1.
Bibliografia complementar
FREIRE, P.
Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1 ed. : São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura)., 1996. v 1.
GARCIA, N. M. D; et al. (org.)
A pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações necessárias. 1 ed. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de Física, 2010. v 1.
PIETROCOLA, M. (org.).
Ensino de Física: Conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção
integradora. 2 ed. Florianópolis: UFSC, 2005. v 1.
Voltar