Licenciatura a Distância

Ficha da disciplina

Reflexões Sobre A Atuação No Espaço Escolar – Área De Física I

Código:EADEDU012Grupo:6- Disciplinas de Estágio Previsão de oferta: 2º Sem. 2019
CHS:4Pré-requisito(s): EADEDU009 EADFIS010 Período de registro:18-06-2014 -- 25-06-2014

Ementa

A física presente no currículo de Ciências do Ensino Fundamental II – o que se ensina e como se ensina. Vivências, reflexões e possibilidades de construções dos conteúdos de física no Ensino Fundamental II (regular e EJA). O trabalho docente. A sala de aula, os conteúdos de física no currículo de ciências: atividades de ensino e tipos de abordagem. Elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa e intervenção pedagógica. Problematização do ensino de ciências/física, a partir das vivências na escola onde o licenciando desenvolve as atividades de estágio supervisionado.

Programa

O currículo de ciências no ensino fundamental II. 1. O ensino de física nas aulas de ciência: abordagens e concepções. 2. A sala de aula: organização dos espaços da sala de aula, organização dos espaços de aprendizagem. 3. Elaboração de projetos de pesquisa e intervenção pedagógica. 4. Desenvolvimento de projeto de ensino. Elaboração de relatórios.

Bibliografia básica

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental. 1 ed. Brasília: Ministério da Educação: , 2006. v 1.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. 1 ed. Brasília: Ministério da Educação: , 1999. v 1.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1 ed. : São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura)., 1996. v 1.
LAHERA, J.; FORTEZA, A. Ciências Físicas nos Ensinos Fundamental e Médio. 1 ed. : Porto Alegre: Artmed, 2006. v 1.

Bibliografia complementar

CARVALHO JR., G. D. Aula de Física, do planejamento à avaliação. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011. v 1.
GARCIA, Nilson M. D; et al. (org.) A pesquisa em Ensino de Física e a Sala de Aula: articulações necessárias. 1 ed. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de Física, 2010. v 1.
PIETROCOLA, M. (org.). Ensino de Física. Conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 2 ed. Florianópolis: UFSC, 2005. v 1.

Voltar






Tweetar