Ficha da disciplina
Fundamentos da Educação III
Código: | UABFIS046 | Grupo: | 7- Disciplinas Eletivas | Previsão de oferta: | | |
---|
CHS: | 4 | Pré-requisito(s): |
| Período de registro: | 18-06-2014 -- 25-06-2014 |
---|
|
Ementa |
Profissão docente; perspectivas modernas e pós-modernas. Cultura e cotidiano escolar. Sala de aula: desafios éticos, estéticos e comunicacionais. |
Programa |
Exclusão social e Educação no Brasil Multiculturalismo e política afirmativa Ações afirmativas na Educação Espaços educativos não-formais O livro didático na Educação brasileira História da profissionalização docente no Brasil Escola: inclusão e exclusão Mecanismos e dispositivos da exclusão / inclusão – em uma perspectiva da Psicologia da Educação Mecanismos e dispositivos de exclusão / inclusão social Implementação de ações afirmativas na Educação brasileira Diário da vida escolar brasileira: na busca do ideal democrático Espaço-tempo de avaliar os saberes O educador: formação e ação A origem da profissão docente A formação do educador no Brasil A feminização do trabalho docente As condições de trabalho docente nos diferentes tempos históricos – do século XVII ao século XIX O jogo das representações mútuas – como professores e alunos percebem seus papéis sociais Os esquemas de controle da profissão docente Avaliando a formação docente |
Bibliografia básica
SILVEIRA, Cláudio de Carvalho et al.
Fundamentos da Educação 3. 1 ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2009. v 2.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda
História da Educação. 1 ed. São Paulo: Moderna, 1996. v 1.
Bibliografia complementar
EDGAR, Andrew; SEDGWICK, Peter.
Teoria cultural de A a Z: conceitos-chave para entender
o mundo contemporâneo.
. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2003. v 1.
CANDAU, Vera Maria (Org.)
Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender.
. 1 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. v 1.
Voltar