Ficha da disciplina
Instrumentação para o Ensino de Física II
Código: | EADFIS017 | Grupo: | 5- Disciplinas de Prática de Ensino | Previsão de oferta: | 2º Sem. 2019 | |
---|
CHS: | 4 | Pré-requisito(s): |
EADFIS014 | Período de registro: | 18-06-2014 -- 25-06-2014 |
---|
|
Ementa |
A disciplina IPEF 2 se desenvolve em torno de um conjunto de atividades práticas relacionadas diretamente à preparação de aulas. As atividades serão definidas a cada início de semestre. Cada atividade corresponde a um PLANO DE AULA para um intervalo padrão de 50 minutos, que envolve a seleção do tema específico, análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a escolha do livro-texto e da bibliografia complementar, o preparo de material didático e o método de avaliação.
O preparo do material didático deverá envolver a seleção de material audiovisual e a elaboração de uma atividade prática.
O método de avaliação deverá sempre conter atividades “para casa” que podem incluir leituras, atividades práticas e uma lista com exercícios e problemas.
Cada aluno receberá um conjunto de temas para serem desenvolvidos individualmente ao longo do semestre letivo.
Ao final do curso, cada aluno terá desenvolvido um PLANO DE AULA em cada uma das áreas da Física e utilizado um livro-texto diferente em cada projeto. Ao final de cada projeto o aluno terá um prazo de uma
semana para a apresentação de um relatório sob a forma de PLANO DE AULA COMENTADO, ao qual será atribuído uma nota.
Dentro da programação de atividades do semestre, vamos encontrar alguns trabalhos a serem realizados nos laboratórios instalados nos polos.
A familiarização com ferramentas e instrumentos pertinentes faz parte dos objetivos programáticos do curso.
A avaliação será feita por meio das notas atribuídas a cada projeto e de uma prova prática. |
Programa |
Planejamento e elaboração de planos de aula. |
Bibliografia básica
AMORIM, H. S.; SOUZA BARROS, S. L.
Instrumentação para o Ensino da Física 1 e 2. 1 ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. v 1.
CABRAL, F.; LAGO, A.
Física. 1 ed. São Paulo: Harbra, 2002. v 1.
CHIQUETTO, M. J.
Física. 1 ed. São Paulo: Scipione, 1996. v 1.
GASPAR, A.
Física: volume único. 1 ed. São Paulo: Ática, 2003. v 1.
GONÇALVES FILHO, A.; TOSCANO, C.
Física: volume único. 1 ed. São Paulo: Scipione, 1997. v 1.
GRUPO de Reelaboração do Ensino da Física
Física. 7 ed. São Paulo: Edusp, 2001. v 3.
GUIMARÃES, L. A.; FONTE BOA, M.
Física Para o Segundo Grau. 1 ed. São Paulo: Harbra, 1997. v 1.
KAZUHITO,Y.; SHIGEKIYO, C. T.; FUKE, L. F.
Alicerces da Física. 10 ed. São Paulo: Scipione, 1996. v 3.
MÁXIMO, A; ALVARENGA, B.
Física. 2 ed. São Paulo: Scipione, 2008. v 1.
BRAGA, N. C.
Curso Básico de Eletrônica. 5 ed. São Paulo: Saber, 2004. v 1.
Bibliografia complementar
BUSSELLE, M.
Tudo Sobre Fotografia. 1 ed. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998. v 1.
PREUSS, J.
Fotografia Digital. 1 ed. São Paulo: Axcel Books do Brasil, 2004. v 1.
TEODORO, V. D.
Software Para Ensino de Física: Interactive Physics e Modellus. Revista Brasileira de
Ensino de Física. 1 ed. São Paulo: , 2002. v 24.
BARBOSA, R. M.
Ambientes virtuais de aprendizagem. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 2005. v 1.
CALKINS, L. M.
A Arte de Ensinar a Escrever. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 1989. v 1.
HARGREAVES, A. et al.
Educação Para a Mudança. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 2001. v 1.
LITWIN, E.
Tecnologia Educacional. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 1997. v 1.
NIGUEROL, A.
Aprender na Escola. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 2001. v 1.
PERRENOUD, P. et al.
Formando Professores Profissionais. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 2001. v 1.
POZO, J. I. et al.
A Solução de Problemas. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 1998. v 1.
SANCHO, J.
Para Uma Tecnologia Educacional. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 1998. v 1.
WEISSMANN, H.
Didática das Ciências Naturais. 1 ed. : Porto Alegre, 1998. v 1.
Voltar