Ficha da disciplina
Estado, Sociedade e Educação
Código: | EADEDU027 | Grupo: | 7- Disciplinas Eletivas | Previsão de oferta: | 2º Sem. 2019 | |
---|
CHS: | 4 | Pré-requisito(s): |
| Período de registro: | 15-07-2015 -- 19-07-2015 |
---|
|
Ementa |
Significação de Estado e sua evolução histórica. Ideias Fundamentais sobre o Estado Moderno, Política Educacional no contexto das políticas públicas. Educação e Política no Brasil de Hoje. Política Educacional - o debate contemporâneo. |
Programa |
Origem e fundamentos do Estado Moderno. Estado e Sociedade Civil. Políticas Públicas, Políticas Sociais e Políticas Educacionais. Liberalismo e neoliberalismo- a nova ordem mundial. A política Educacional e o debate contemporâneo: o contexto sócio-político e econômico final de século XX e início do séc. XXI. Política educacional: demanda social x demanda de mercado. Políticas eucacionais atuais - discussão e análise. |
Bibliografia básica
ADORNO, T.
Indústria cultural e sociedade. 1 ed. : São Paulo: Paz e Terra ., 2007. v 1.
ALTHUSSER, L.
Aparelhos ideológicos de Estado. 1 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1978. v 1.
AZEVEDO, F.
Sociologia Educacional-Introdução ao estudo dos fenômenos educacionais e de suas
relações com os outros fenômenos sociais.. 3 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1954. v 1.
BARBOSA, A. F.
O mundo globalizado - política, sociedade e economia. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2001. v 1.
BAUMAN, Z.
Globalização: as consequências humanas. 1 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1999. v 1.
CHAUI, M. S.
Convite à Filosofia. 15 ed. São Paulo: Ática, 2010. v 1.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S.
Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 8 ed. : São Paulo: Cortez (Coleção Docência em Formação), 2009. v 1.
PONTUAL, P.; IRELAND, T. (orgs).
Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. 1 ed. Brasília: UNESCO, CEAAL, MEC: , 2009. v 1.
Bibliografia complementar
SANTOS, Milton.
Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. 7 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. v 1.
Voltar