Ficha da disciplina
Libras
Código: | EADEDU022 | Grupo: | 4- Disciplinas Pedagógicas | Previsão de oferta: | 1º Sem. 2019 | |
---|
CHS: | 4 | Pré-requisito(s): |
| Período de registro: | 18-06-2014 -- 25-06-2014 |
---|
|
Ementa |
Desenvolvimento, em nível básico, das habilidades de compreensão e expressão necessárias à comunicação com surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira - Libras. Introdução ao estudo das visões sobre a surdez e sobre a educação de surdos. Conhecimentos básicos sobre os fundamentos linguísticos da Libras. Estudo de aspectos culturais dos surdos brasileiros e suas implicações educacionais.
OBJETIVOS:
a) Conhecer os fundamentos linguísticos da Língua de Sinais Brasileira e desenvolver as habilidades mínimas necessárias para a compreensão, expressão e comunicação nessa língua.
b) Refletir acerca dos fundamentos da educação bilíngue de surdos em relação às propostas e às perspectivas atuais da educação especial e da educação inclusiva.
c) Refletir criticamente sobre a ação das escolas inclusivas e especiais e sobre as diferentes visões clínico-terapêuticas e sócio-antropológicas que orientam essa ação.
d) Caracterizar a surdez e suas especificidades, em relação aos aspectos clínicos, sócio-antropólogicos, culturais e linguísticos.
e) Abordar aspectos teóricos e práticos importantes ao processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência auditiva e dos surdos sinalizadores.
f) Desenvolver e/ ou aperfeiçoar os conhecimentos e as habilidades necessárias à atuação do professor na educação especial e inclusiva de surdos. |
Programa |
UNIDADE I
Fundamentos da educação de surdos:
1.1- História da educação de surdos e filosofias educacionais: oralismo, comunicação total e bilingüismo.
1.2- A legislação brasileira e os documentos (nacionais e internacionais) relacionados à educação de surdos.
1.3- Visões da Surdez: visão clínico-terapêutica versus visão sócio-antropológica.
1.4- Conceitos básicos: linguagem, língua, surdez, pessoa surda, pessoa com deficiência auditiva (D.A.), dentre outros.
1.5- Perspectivas atuais da educação bilíngue de surdos.
1.6- Aspectos culturais e identidade(s) da Comunidade Surda.
UNIDADE II
Fundamentos linguísticos da Libras:
2.1- Diferenças e semelhanças entre as línguas orais e as de sinais.
2.2- O Plano Fonológico da Libras: os cinco parâmetros (CM, L, M, Or, ENM).
2.3- Morfossintaxe da Libras.
2.4- Aspectos semânticos e pragmáticos da Libras.
2.5- Corporeidade: consciência corporal e expressões físicas e sua importância na interação em Libras.
2.6- Classificadores em Língua de Sinais.
2.7- Vocabulário Básico da Libras/ interação em Libras. |
Bibliografia básica
CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.
Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais
Brasileira. 1 ed. São Paulo: Edusp, 2001. v 1.
KARNOPP, L. B.; QUADROS, R. M.
Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 2004. v 1.
NOVAES, E. C.
Surdos: educação, direito e cidadania. 1 ed. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Wak, 2010. v 1.
Bibliografia complementar
PEREIRA, M. C. C.
Libras: conhecimento além dos sinais. 1 ed. São Paulo: São Paulo: Pearson, 2011. v 1.
PEREIRA, R. C.
Surdez: aquisição de linguagem e inclusão social. 1 ed. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Revinter, 2008. v 1.
Voltar