Ficha da disciplina
Metodologia do Ensino de Física
Código: | EADEDU006 | Grupo: | 4- Disciplinas Pedagógicas | Previsão de oferta: | 1º Sem. 2019 | |
---|
CHS: | 4 | Pré-requisito(s): |
EADEDU002 | Período de registro: | 15-07-2015 -- 19-07-2015 |
---|
|
Ementa |
O planejamento curricular do ensino de física na escola básica; Tipos de planejamento e etapas de construção dos planos de ensino e de aula; Objetivos, conteúdos e modalidades de ensino de física; O livro didático: escolha e utilização; O laboratório, as atividades experimentais e os recursos didáticos alternativos no ensino de física; Tipos de atividades experimentais, suas funções e adequação às diferentes realidades educacionais; Planejamento de aulas teóricas e práticas; Planejamento e organização do espaço físico para o desenvolvimento de atividades, considerando aspectos pedagógicos, de segurança e ambientais; Avaliação da aprendizagem: pressupostos teóricos, planejamento, elaboração de itens e questões. |
Programa |
Planejamento do ensino de física, objetivos e etapas.
Os conteúdos do ensino de física: significados e contextualização.
Métodos e técnicas de ensino de física: critérios de seleção.
As atividades práticas e novos recursos didáticos no ensino de física.
A avaliação no ensino de física: planejamento, elaboração e desenvolvimento.
Desenvolvimento de projetos de ensino de física. |
Bibliografia básica
CARVALHO JÚNIOR, G. D.
Aula de Física: do planejamento à avaliação. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011. v 1.
GREF – Grupo de Reelaboração do Ensino de Física.
Física. 1 ed. São Paulo: USP, 1992. v 3.
LAHERA, J.; FORTEZA, A.
Ciências Físicas nos Ensinos Fundamental e Médio. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. v 1.
GREF – Grupo de Reelaboração do Ensino de Física
Física. 1 ed. São Paulo: USP, 1992. v 2.
GREF – Grupo de Reelaboração do Ensino de Física
Física. 1 ed. São Paulo: USP, 1992. v 1.
Bibliografia complementar
ANDRADE, A.M.R.
A ciência em perspectiva. Estudos, ensaios e debates. 1 ed. Rio de Janeiro: MAST: SBHC (Colecao Historia da Ciencia), 2003. v 1.
Voltar