Ficha da disciplina
Processos de Ensino e Aprendizagem
Código: | EADEDU001 | Grupo: | 4- Disciplinas Pedagógicas | Previsão de oferta: | | |
---|
CHS: | 4 | Pré-requisito(s): |
| Período de registro: | 18-06-2014 -- 25-06-2014 |
---|
|
Ementa |
Contribuições da Psicologia para a compreensão das relações ensino/aprendizagem. A sala de aula como espaço de aprendizagem e desenvolvimento. O papel do professor na relação de aprendizagem. A construção de conhecimentos e avaliação da aprendizagem. |
Programa |
As relações da Psicologia com a Educação.
A relação sujeito/objeto no processo de construção do conhecimento focalizando as perspectivas psicológicas:
objetivista.
subjetivista.
cognitivista.
sócio-histórica.
A relação desenvolvimento/aprendizagem e a prática escolar.
O ponto de vista piagetiano.
O ponto de vista vygotskiano. |
Bibliografia básica
ALENCAR, E. S. (Org.)
Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino e Aprendizagem. 1 ed. São Paulo: Cortez, 1992. v 1.
OLIVEIRA, M. K.
Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento. 1 ed. São Paulo: Scipione, 1995. v 1.
Bibliografia complementar
BAQUERO, R.
Vygotsky e a aprendizagem escolar. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 1996. v 1.
COLL, C.
O construtivismo na sala de aula. 1 ed. São Paulo: Ática, 1997. v 1.
COLL SALVADOR, C. et al.
Psicologia da educação. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. v 1.
FREITAS, M. T. A.
O Pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil. 1 ed. Campinas: Papirus, 1994. v 1.
FREITAS, M. T. A.
Vygotsky & Bakhtin - Psicologia e Educação: um intertexto. 1 ed. São Paulo: Ática, 1994. v 1.
FREITAS, M. T. A. (Org.)
Vygotsky: um século depois. 1 ed. Juiz de Fora: EDUFJF, 1998. v 1.
MIZUKAMI, M. G. N.
Ensino: as abordagens do processo. 1 ed. São Paulo: EPU, 1986. v 1.
MOLL, L. C.
Vygotsky e a educação. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 1996. v 1.
PIAGET, J .
Seis estudos de psicologia. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990. v 1.
Voltar